Só Templates

Créditos



Layout by



Lendas Firminenses: Padre Salvador Zorgno


Na década de 1920, o Padre Salvador (italiano) era vigário de Dores do Turvo e administrava também a Paróquia de Conceição do Turvo. Por causa de sua simplicidade, humildade e ingenuidade, em Conceição e adjacências circulavam várias versões sobre episódios pitorescos ocorridos com ele.
Naquele tempo só se viajava a cavalo. Numa dessas viagens um carrapato picou e alojou-se debaixo da pele do pênis do Padre Salvador. Dias depois, o membro ficou inchado e dolorido. Muito escrupuloso, o padre não procurou investigar a causa daquela dor. Alarmado, resolveu procurar um médico. Os amigos aconselharam-no a procurar o famoso Dr. João Vilaça, médico residente em Juiz de Fora. Com a humildade e a ingenuidade características de seu temperamento, o padre relatou para o médico o que estava sentindo. Após ouvi-lo atentamente, Dr. Vilaça levou-o para a sala de exames. Mal iniciou o exame, com o auxílio de uma pinça, o médico constatou tratar-se de um incômodo carrapato alojado sob a pele do membro, já bastante infeccionado. Dr. Vilaça esboçou um sorriso dizendo-lhe: “Padre Salvador, o caso apresenta alguma gravidade, talvez tenhamos de amputar o membro”. Com a maior calma deste mundo Padre Salvador respondeu: “non tene importanza dotore”, e fazendo um gesto com os dedos polegar e indicador, continuou: “basta senore deixar um toquinho assim pra eu urinar”.
Comentava-se também o jeitão simples usado pelo padre na celebração de casamentos de pessoas mais humildes e ignorantes, sem muita noção das responsabilidades do matrimônio. Intercalando a liturgia própria, perguntava aos nubentes: “Você gosta dela? Você gosta dele? Gana dinero pra sutentá a família?” Face às respostas afirmativas, dizia: “Entonce tão casados, vão com Deus e muito juízo”.

Rodrigo Celi Veiga Dias

5 comentários:

Unknown disse...

Grande Salvador =)

Unknown disse...

seu blog ta realmente mto interessante!!!

' Huugo disse...

legal

T disse...

Interessante, não sabia disso ainda. Teu blog tem muitas coisas que eu não sabia, álias uahuahuahua.
Muito bom, parabéns.

http://whathellsidowithme.blogspot.com/

Raquel disse...

Mais informação do Vigario Salvador Zogno?