Só Templates

Créditos



Layout by



Raul Seixas - O Maluco Beleza

6 comentários

Raul Santos Seixas nasceu em Salvador, Bahia, em 1945, filho de Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas. Filho da mesma região e geração que Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa entre tantos outros que definiram o movimento chamado Tropicália, Raul teve ao contrário destes em sua infância maior contato e assimilação do rock and roll em virtude de ser vizinho e amigo de filhos de famílias americanas que trabalhavam para o consulado americano na Bahia. Tornou-se logo fã ardoroso de Elvis Presley, fundando aos 14 anos um fã-clube brasileiro do cantor (Elvis Rock Club). Engana-se porém quem pensa que Raul renegou a cultura brasileira adotando o rock and roll; odiava a bossa nova mas acrescentou ao seu rock elementos de música nordestina como o baião, xaxado, música brega.

Aluno relapso (repetiu várias vezes a segunda série ginasial) apesar de muito inteligente e leitor voraz, rapidamente se cansa da escola decidindo pela profissionalização como músico. Em 1962 em meio ao movimento bossa nova que explodia no Brasil, Raul monta sua primeira banda, Os Relâmpagos do Rock, que mais tarde teria seu nome mudado para The Panthers e finalmente Raulzito e os Panteras. Pela formação do grupo passaram entre outros além de Raul (vocal e guitarra), Thildo Gama, Perinho (guitarra), Mariano Lanat (baixo), Carleba (bateria). Logo abandona a faculdade de direito.
Gravam um compacto que seria distribuido para rádios com duas músicas (sendo uma versão de Elvis Presley). Apresentam-se em clubes e algumas vezes em rádio e TV. Começam a formar fama como expressão local do movimento Jovem Guarda da época (liderado por Roberto Carlos, Jerry Adriani, Erasmo Carlos, Wanderléa, etc, por sua vez versões brasileiras do sucesso dos Beatles).
Com o apoio de Jerry Adriani sai em turnê pelo Brasil com os Panteras (abrindo os shows do primeiro) e grava em 1968 o seu primeiro LP, auto intitulado. Não alcançando nenhuma repercussão a nível nacional Raul volta para Salvador possivelmente pretendendo abandonar a música. Sairia da Bahia novamente para tentar carreira de produtor na CBS onde produziria e comporia para Jerry Adriani, Renato e Seus Blue Caps, Trio Ternura, Sérgio Sampaio, entre outros astros da época. Perderia este emprego por produzir e gastar dinheiro sem conhecimento dos seus superiores na prensagem de seu segundo LP, Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez.
Em 1972 alcançou a tão desejada repercussão nacional classificando duas músicas no Festival Internacionl da Canção, evento de grande repercussão montado anualmente pela Rede Globo, um concurso de músicas. Raul participou com Let Me Sing Let Me Sing (que chegaria às finais) e Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo. A boa aceitação lhe valeu seu primeiro contrato com uma gravadora, a Philips Phonogram. Lançou um compacto de Let Me Sing Let Me Sing e o LP coletânea de covers 24 Maiores Sucessos da Era do Rock (que nem mesmo traz o nome de Raul, sendo lançado sobre o nome de uma banda Rock Generation). O segundo compacto, Ouro de Tolo, foi o seu primeiro grande sucesso.
Em 1973 saiu o LP Krig-Ha Bandolo! apresentando as primeiras parcerias de Raul com o companheiro de estudos esotéricos Paulo Coelho. Começaram a formar em parceria o grupo Sociedade Alternativa, anarquista, baseado na doutrina de Aleister Crowley e também destinado a estudos esotéricos. Chegariam a pensar em construir em Minas Gerais a comunidade alternativa Cidade das Estrelas. O movimento foi porém considerado subversivo pelo governo militar. Raul (que aparentemente passou por sessões de tortura), Paulo e as respectivas esposas (Edith e Adalgisa) foram exilados nos estados unidos. Raul viria a conhecer durante o exílio alguns de seus ídolos, Elvis Presley, John Lennon e Jerry Lee Lewis.
Voltaram ao Brasil em 1974 em meio ao sucesso do segundo LP, Gita, possivelmente o seu lançamento de maior vendagens e repercussão, ganhando discos de ouro e participando da trilha sonoras da novela O Rebu. A Philips chegou a relançar 24 Maiores Sucessos... sobre um novo nome, 20 Anos de Rock e dessa vez sobre o nome de Raul. Seguiriam-se então LPs de grande repercussão, Novo Aeon, Há 10 Mil Anos Atrás (último em parceria com Paulo Coelho), Raul Rock Seixas, O Dia Em Que a Terra Parou.
A partir do final da década de 70 Raul Seixas começou a apresentar problemas de saúde em virtude de consumo exagerado de álcool. Não parou porém de lançar discos e projetos, Mata Virgem, Por Quem os Sinos Dobram, Abre-te Sésamo. Passou a sofrer de hepatite crônica em virtude da bebida e estava em um hiato de contratos e shows.
Após a queda de vendagens nos últimos discos e um longo boicote de gravadoras, estourou novamente em 1983 com a música Carimbador Maluco, lançada em um single encartado junto com o LP Raul Seixas, mais tarde acrescida como faixa deste mesmo LP, mais famosa por ter sido usada no especial infantil Plunct Plact Zumm da Rede Globo. Seguiram-se os discos Metrô Linha 743, Uah Bap Lu Bap La Bein Bum (com o que seria seu último grande hit, Cowboy Fora da Lei) e A Pedra do Gênesis.
Em Uah Bap Lu Bap La Bein Bum e A Pedra do Gênesis foram usadas faixas que deveriam ser parte de um projeto maior nunca lançado chamado Opus 666, elaborado a partir de 1982, após o fracasso de um outro projeto, Nuit. O projeto Opus 666 consistiria de discos lançados em inglês e distribuídos fora do circuito padrão das gravadoras. A capa projetada para Opus 666 terminou sendo usada em A Pedra do Gênesis.
Em 1988 Raul passou a compor, gravar e excursionar com o também baiano Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de Vênus (então em fase de extinção). O abortado Nuit (noite, para os antigos egípcios) teve música homônima lançada no LP A Panela do Diabo, sendo esta praticamente a única música que veio a público de todo o projeto original de Raul (que data de 1981, em parceria com Kika Seixas). Houve rumores de outro projeto, Persona, que também não deu certo.
Em 21 de Agosto de 1989, apenas dois dias após o lançamento de A Panela do Diabo, Raul Seixas morre em virtude de pancreatite crônica, hipoglicemia e parada cardio-respiratória, conforme consta em seu atestado de óbito.
Curiosamente após a sua morte tem o seu talento mais reconhecido do que nunca, arregimentando a cada dia mais seguidores, sendo lançados postumamente registros inéditos e coletâneas, todos sucessos de vendas.
Em sua carreira foi pioneiro na mistura de todo tipo de influência musical ao rock and roll, passeando e acrescentado com desenvoltura e sem preconceitos rítmos nordestinos (Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor), folk ao estilo Bob Dylan (Ouro de Tolo), música brega (Sessão das 10), umbanda (Mosca na Sopa). Em suas letras abordava com igual desenvoltura temas tão díspares quanto sentimentos humanos, críticas ao sistema, esoterismo e agnosticismo. A sua mensagem muitas vezes está implícita em letras que podem ser taxadas de bobas pelos menos perspicazes (vide a letra de Carimbador Maluco) e em outros momentos é pura poesia (como em Canção Para Minha Morte).



Rodrigo Celi Veiga Dias

Lendas Firminenses: A Idéia de Dona Geralda

4 comentários


Vicente Leandro, que era cabo eleitoral de um dos candidatos durante uma campanha em Senador Firmino, foi incumbido de fornecer lanches, em sua casa, aos eleitores de fora da cidade que vinham votar. E assim acabou fazendo amizade com muitas pessoas.
Passadas as eleições, um dos eleitores e fervoroso senhor, contente com a hospitalidade recebida no dia da votação, sempre que vinha à cidade, para participar da reza na igreja, deixava o cavalo amarrado na casa de Vicente. Ao terminar a reza ele montava em seu cavalo e retornava para a roça. Entretanto, deixava para traz todos os dejetos malcheirosos do seu cavalo que Dona Geralda, esposa de Vicente, tinha que limpar. Isto aconteceu várias vezes, até ela perder a paciência. Sem jeito de falar com o dono do cavalo, ela precisava encontrar uma forma de espantar o incômodo cavaleiro.
Mais alguns dias se passaram e lá estava o senhor de volta para outra reza. A noite estava fria e ela percebeu que ele trouxera uma capa presa ao arreio no cavalo. Então Dona Geralda teve uma idéia e resolveu colocá-la imediatamente em prática. Ela tinha uma galinha choca cujo ninho estava empesteado de piolhos. Assim que o cavaleiro amarrou o cavalo e saiu para a igreja, ela pegou a capa e colocou-a no ninho. Depois de algum tempo, ela retirou a capa e prendeu-a novamente no arreio. Nunca mais o cavaleiro retornou.

Rodrigo Celi Veiga Dias

A Origem da figura do Papai Noel

3 comentários


A figura do Pai Natal tem origem na história de São Nicolau, um santo especialmente querido pelos cristãos ortodoxos e, em particular, pelos russos. São Nicolau, quando jovem, viajava muito, ficou a conhecer a Palestina e Egipto. Por onde passava ficava na memória das pessoas devido a sua bondade e o costume de dar presentes às crianças necessitadas. Conta-se que o primeiro presente que o Papai Noel deu foram moedas de ouro, entregues a três meninas pobres. Quando voltou a sua cidade natal, Patara, na província de Lícia, Ásia Menor, São Nicolau foi declarado bispo da cidade de Mira.

Com o tempo, o santo foi ganhando fama de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais. Nessa época, a devoção por S. Nicolau estendeu-se para todas as regiões da Europa, tornando-o o padroeiro da Rússia e da Grécia, das associações de caridade, das crianças, marinheiros, garotas solteiras, comerciantes, penhoristas, e também de algumas cidades como Friburgo e Moscou. Milhares de igrejas europeias foram-lhe dedicadas, uma delas ainda no séc. VI, construída pelo imperador romano Justiniano I, em Constantinopla (Istambul).

A Reforma Protestante fez com que o culto a São Nicolau desaparecesse da Europa, com exceção da Holanda, onde sua figura persistiu como Sinterklaas, adaptação do nome São Nicolau. Colonizadores holandeses levaram a tradição consigo até New Amsterdan (a actual cidade de Nova Iorque) nas colónias norte-americanas do séc. XVII. Sinterklaas foi adoptado pelo povo americano falante do Inglês, que passou a chamá-lo de Santa Claus - em português, Pai Natal.

A imagem do Papai Noel como conhecemos hoje foi criada em 1931 por um sueco beberrão chamado Haddon Sundblon, numa tentativa extremamente bem sucedida da Coca-Cola em conquistar o público infantil. Pensavam agarrar rapidamente a próxima geração de consumidores, assim a Companhia investiu na publicidade dirigida a menores de 12 anos, mesmo havendo um grande tabú quanto a isso na época. Esse aspecto acabou por reformular a cultura popular americana.

O Papai Noel de Sundblon era o homem da Coca-Cola perfeito - eternamente alegre, alto, vermelho vivo, metido em situações engraçadas envolvendo um conhecido refrigerante como recompensa por uma dura noite de trabalho entregando brinquedos. Antes das ilustrações de Sundblon, o santo do Natal foi variadamente vestido de azul, amarelo, verde ou vermelho. Na arte européia ele era em geral alto e magro, ao passo que Clement Moore o descreveu como um elfo em The Night Before Christmas.

Rodrigo Celi Veiga Dias

Poema Erótico de Carlos Drummond de Andrade

3 comentários

'Satânico é o meu pensamento a teu respeito
e ardente é o meudesejode apertar-te em minha mão,
numa sede de vingança incontestávelpeloque me fizeste ontem.
A noite era quente e calma e eu estava em minha cama,
quando, sorrateiramente, te aproximaste.
Encostaste o teu corpo sem roupa nomeu corpo nu,
sem o mínimo pudor!
Percebendo minha aparenteindiferença,
aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos.
Até nos maisíntimos lugares.
Eu adormeci.
Hoje, quando acordei,
procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão.
Deixaste em meu corpo e no lençol
provas irrefutáveis do que entrenós ocorreudurante a noite.
Esta noite recolho-me mais cedo,
para na mesma cama te esperar.
Quandochegares, quero te agarrar com avidez e força.
Quero te apertar comtodas asforças de minhas mãos.
Só descansarei quando vir sair o sanguequente do teucorpo.
Só assim, livrar-me-ei de ti, mosquito filho da puta!

'Drummond de Andrade

Saudade é o amor que fica....

2 comentários

Emocionante como uma criança pode definir um sentimento que muitos adultos não sabem nem mesmo o que é.



Artigo do Dr. Rogério Brandão
Médico oncologista clinico


No início da minha vida profissional, senti-me atraído em tratar crianças, me entusiasmei com a oncologia infantil. Tinha, e tenho ainda hoje, um carinho muito grande por crianças. Elas nos enternecem e nos surpreendem como suas maneiras simples e diretas de ver o mundo, sem meias verdades.

Nós médicos somos treinados para nos sentirmos "deuses". Só que não o somos! Não acho o sentimento de onipotência de todo ruim, se bem dosado. É este sentimento que nos impulsiona, que nos ajuda a vencer desafios, a se rebelar contra a morte e a tentar ir sempre mais além. Se mal dosado, porém, este sentimento será de arrogância e prepotência, o que não é bom. Quando perdemos um paciente, voltamos à planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites!

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a freqüentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.

Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim.

Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções, e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia.

Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira, e com uma lágrima nos olhos dizia: faça tia, é preciso para eu ficar boa.

Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

Meu anjo respondeu:- Tio, disse-me ela, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:- E o que morte representa para você, minha querida?

- Olha tio, quando agente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é?

(Lembrei minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)- É isso mesmo, e então?
- Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?

- É isso mesmo querida, você é muito esperta!

- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado". Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação.

- E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha, emendou ela.

Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo: - E o que saudade significa para você, minha querida?

- Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica!
Um anjo passou por mim...

Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência.

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores.

Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo "meu anjo, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa.

Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinastes, pela ajuda que me destes.

Que bom que existem saudades! O amor que ficou é eterno.

Querendo VOCÊ pode!!!

1 comentários

Seja alegre e esperançoso.
Não permita que os aborrecimentos,
as tristezas e os desalentos vençam o seu coração.
É você que está no comando de si mesmo,
que determina o que deve e o que não deve fazer,
que tem nas mãos as rédeas do instante que vive.
É você que pode converter o negativo em positivo,
o inútil em útil,
o turbulento em pacífico.
Depende unicamente de você possuir-se e edificar-se,
instante a instante.
E ser no dia seguinte melhor do que no anterior e aprender a ter paz.
Querendo, você pode!
Acreditar em si mesmo é dar um passo decisivo em direção à paz.

A verdade sobre o "ACTIVIA"

5 comentários


É importante que todos leiam isto!
A VERDADE sobre o ACTIVIA

UTILIDADE PÚBLICA!


Sempre tenho dito às pessoas que "comer" uma laranja, ingerindo também a polpa ou bagaço, é muito mais saudável e de fato ajuda os intestinos a funcionarem com maior regularidade do que qualquer produto comercial vendido por aí para esta finalidade. Além disso é baratíssimo. Outras frutas também ajudam os intestinos a funcionarem melhor.
Mas as pessoas preferem acreditar nas propagandas bonitas, bem elaboradas.
Vocês podem acreditar: a maioria das grandes empresas, se não a totalidade, faz quase que qualquer coisa para tomar o dinheiro dos otários crédulos.
Nosso organismo se adaptou há milhões de anos, consumindo até há pouco tempo somente alimentos naturais. Não esqueçamos disso.
As indústrias químicas e outras do gênero surgiram apenas "há apenas um minuto" no relógio do tempo da evolução humana.


Vejam o texto da nutricionista:
A verdade sobre o Activia Para leitura e conhecimento... na prática não precisamos de coisa nenhuma da Danone e de outras do gênero... leia isto : Afinal, o que é Activia ? O que são os bacilos Dan Regularis ? "Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos." Qual seria então a fonte para se obter o famoso Dan Regularis ? NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS ..., SIM, SIM e SIM Mas o absurdo não para aí ... "Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing,renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos.." A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010, e comercializa o organismo nomeando-o de: Bifidus Digestum (Reino Unido), Bifidus Regularis (EUA e México), Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá), DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis (Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha). Cientificamente, o nome correto desta cepa é “Bifidobacterium Animalis” subsp. animalis, strain DN-173.010. O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal. Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante / estimulante ? Isso não seria viciar o organismo ? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais ?

Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing ???

A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado. Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce. EM OUTRAS PALAVRAS, a TAL de BEBIDA LÁCTEA TEM “MERDA” MESMO !!! !!! !!!

Marília C. Duarte

(Nutricionista)

São Paulo - SP

Lendas Firminenses: A Banda Desafinada

5 comentários


Por muitos anos foi maestro da Banda de Música Nossa Senhora da Conceição em Conceição do Turvo, o músico Vicente Leandro da Silva. Porém por divergências políticas acabou deixando a Banda. A regência da Banda foi, então, entregue ao Sr. Braz Fiorillo (Brazinho). Dizem que sob seu comando a Banda ficou desafinada. Em crítica a esta situação, Vicente Leandro escreveu a música abaixo e ensinou as crianças que iam atrás da Banda a cantá-la.

Letra da música

Tô no mato sozinho, sem cachorro,
Tocando a minha clarineta.
Se esta furiosa for tocar no inferno,
Espanta todos os capetas.

Vai o Onofre com o trombone na frente,
Tocando muito metido.
O Melódia com o bumbo abaixa tudo,
Muito atrevido.
_____________________________________________________________________________
· Furiosa, no texto da música, refere-se à Banda desafinada.
· Brazinho Fiorillo - tocava clarineta.
· Onofre - tocava trombone.
· Joaquim, filho da Sá Germana - tocava bumbo. Foi apelidado de Melódia, por colegas da Banda de Música, porque certa vez usou este termo para se referir à melodia da música.

Rodrigo Celi Veiga Dias
Presidente do Conselho do Patrimônio Cultural de Senador Firmino

Qual Símbolo te representa

3 comentários

Veja qual é o seu símbolo, conforme sua data de nascimento e o significado mais abaixo.
É bem interessante o significado.

- PUNHAL..........(21/03 a 20/04)
- COROA.............(21/04 a 20/05)
- CANDEIAS...... (21/05 a 20/06)
- RODA............. (21/06 a 21/07)
- ESTRELA..........(22/07 a 22/08)
- SINO...............(23/08 a 22/09)
- MOEDA............(23/09 a 22/10)
- ADAGA ...........(23/10 a 21/11)
- MACHADO.......(22/11 a 21/12)
- FERRADURA....(22/12 a 20/01)
- TAÇA..............(21/01 a 19/02)
- CAPELA..........(20/02 a 20/03)


*PUNHAL...........(21/03 a 20/04)*
O Punhal é a imagem da luta e vontade de vencer. Representa honra, vitória e êxitos. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, símbolo de superação e pioneirismo. A pessoa sob esta influência é uma pessoa irrequieta, firme e dona de si mesma. Ousada, tem uma personalidade forte e odeia ser subestimada. Quando isso ocorre, torna-se agressiva. Ama demais, é fiel e adora sexo. Não é econômica, mas sabe controlar o dinheiro. Sai-se bem em desportos, artes marciais e cargos de chefia e liderança.

*************************************************************
*COROA (21/04 a 20/05)*
Relaciona-se ao ouro e a nobreza. É símbolo de amor puro, força, poder e elegância, o que torna a pessoa desse elemento valorizada e importante. A pessoa sob esta influência luta pelo que quer, pois a estabilidade financeira lhe é fundamental. Nasceu para administrar e querer ser dona do seu próprio trabalho. É fiel no amor, sensível e não suporta que brinquem com os seus sentimentos. Gosta das artes e tem grande criatividade para trabalhar nesse setor.

******************************************************************
*CANDEIAS (21/05 a 20/06)*
Representa as luzes e a verdade, portanto a sabedoria e a clareza de idéias. As candeias eram usadas para iluminar os acampamentos. Também simbolizam a esperteza e a vivacidade. A pessoa sob esta influência é comunicativa e tem uma inteligência brilhante fazendo muitos amigos. Adora estudar e pesquisar, principalmente o que se relaciona com ela mesma. É romântica e nunca desiste de uma conquista, mesmo que não se envolva por completo. Quando quer algo, consegue.

*******************************************************************
*RODA (21/06 a 21/07)*
Por representar o ir e vir e estar relacionada à Lua, pela sua forma arredondada, as pessoas regidas por este signo tem uma forte ligação com as mulheres e gestantes em geral. A emoção é a palavra que traduz a sua maneira de ser. A Roda move a sua vida na alegria e na tristeza. É dócil tranqüila, mas, quando se irrita,'sai de baixo!'. É um pouco insegura e tem uma certa tendência à nostalgia. Ama com intensidade e sente muito ciúme.

****************************************************************
*ESTRELA (22/07 a 22/08)*
A estrela cigana possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está acima e o que está abaixo.Representa sucesso e evolução interior. A pessoa que nasce sob esta influência é otimista e 'alto astral', nasceu para brilhar.Vive a vida intensamente e tem um talento especial para atrair as pessoas.Vive rodeada de amigos, mas tem a mania de querer que tudo seja como deseja. Conseguirá ótimas oportunidades como atriz, dançarina, modelo, cantora, etc.

********************************************************************
*SINO (23/08 a 22/09)*
Exatidão e perfeição. Nos séculos passados, o sino era usado como relógio, e OS ciganos associaram-no à pontualidade, à disciplina e à firmeza. A pessoa sob esta influência é bastante organizada, ambiciosa, e supera sempre as suas próprias expectativas. Acha que a vida é para ser aproveitada nos mínimos detalhes, porém, com consciência e sem exageros.Muito inteligente, analisa e critica tudo o que está ao seu redor. Dá-se bem a trabalhar em administração.

*****************************************************************
*MOEDA (23/09 a 22/10)*
A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é presentada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual. A pessoa sob esta influência é sensível, charmosa, vive de amores e sentimentos.Tem de estar apaixonada sempre. As atenções voltam-se para si facilmente. Tem talentos artísticos e decorativos. Adora ajudar as pessoas e vive para isso. Razão pela qual está sempre cercada de amigos e companheiros.

******************************************************************
*ADAGA (23/10 a 21/11)*
A adaga é entregue ao cigano quando ele sai da adolescência e ingressa na vida adulta. Por isso, é associada também à morte, ou seja, às mudanças necessárias que a vida nos oferece para crescermos. A pessoa sob esta influência tem um temperamento forte e enigmático, torna-se irresistível e respeitada. Possui uma mente analítica, percebendo tudo o que está ao seu redor. Procura sempre aprofundar-se no que está à sua volta, seja no amor ou no trabalho. Ama de maneira sensual e arrebatadora.

****************************************************************
*MACHADO (22/11 a 21/12)*
O machado é o destruidor de bloqueios e barreiras. Ele simboliza a liberdade pois rompe com todos os obstáculos que a natureza impõe. A pessoa sob esta influência tem a liberdade como preferida. Aventureira, jamais permanece parada num só lugar. É como o vento, que tudo toca, em tudo está, mas em nada fica. Otimista, até as dores para si são sinais de alegria. Apaixona-se e desapaixona-se facilmente. Dá-se bem com trabalhos sem rotinas em que possa aprender sempre.

*****************************************************************
*FERRADURA (22/12 a 20/01)*
A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte e a fortuna, e afasta o Azar. A pessoa sob esta influência tem bom senso, às vezes até se torna séria demais. Tem, então, de se soltar um pouco mais. Raramente, confia em alguém. Procura amores estáveis e concretos. Pretende casar e ter filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos que tem e dedica-se profissão.

*************************************************************
*TAÇA (21/01 a 19/02)*
É união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire a sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho numa única taça que representa valor e comunhão. A pessoa sob esta influência sente uma grande preocupação com os assuntos à sua volta. Inteligente, humana, inquieta, tem vários amigos sinceros. Original, está sempre a inovar. Vive em busca da felicidade. No amor, aprecia a sinceridade e a fidelidade.

*************************************************************
*CAPELA (20/02 a 20/03)*
Representa o grande Deus. É sinal de religiosidade e fé. É o local onde todos entram em contato com o seu Deus interior e onde desperta a força e o amor. A pessoa sob esta influência é emotiva, sensível, leal, justa, espiritualizada e sonhadora. É o próprio amor encarnado. Tem muita força espiritual e dons para arividência. Ama cegamente e, às vezes, desilude-se. É romântica e carinhosa. Quanto ao trabalho, gosta de tudo o que se relaciona com ajudar o próximo.

12 Conselhos para se ter um Infarto Feliz

4 comentários

DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ !!!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista

Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

1.Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2.Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3.Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4.Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5.Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6.Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila.
Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7.Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8.Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9.Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10.Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11.Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12.E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.> > Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo. Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!

Mulheres Maravilhosas

4 comentários

MULHERES POSSÍVEIS..
Texto na Revista do Jornal O Globo, vale a pena ler!

'Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes.
Sou a Miss Imperfeita, muito prazer.
Uma imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado três vezes por semana, decido o cardápio das refeições, levo os filhos no colégio e busco, almoço com eles, estudo com eles, telefono para minha mãe todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda faço escova toda semana - e as unhas!
E, entre uma coisa e outra, leio livros.
Portanto, sou ocupada, mas não uma workaholic.
Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.
Primeiro: a dizer NÃO.
Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO.
Culpa por nada, aliás.
Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero.
Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.
Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros.
Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.
Você não é Nossa Senhora.
Você é, humildemente, uma mulher.
E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante.
Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável...
É ter tempo.
Tempo para fazer nada.Tempo para fazer tudo.
Tempo para dançar sozinha na sala.
Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.
Tempo para sumir dois dias com seu amor.
Três dias.
Cinco dias!
Tempo para uma massagem.
Tempo para ver a novela.
Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.
Tempo para fazer um trabalho voluntário.
Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.
Tempo para conhecer outras pessoas.
Voltar a estudar.
Para engravidar.
Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.
Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.
Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.
Existir, a que será que se destina?
Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.
A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada.
Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.
Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.
Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!
Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.
Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir...
Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.
Desacelerar tem um custo.
Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.
Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.
E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'.

Martha Medeiros - Jornalista e escritora

Significado dos Números de Nascimento

3 comentários

INCRÍVEL, MAS TEM MUITA SEMELHANÇA!!!

DIA 1 ... DIA DA LIDERANÇA.É um líder nato, gosta de mandar em vez de fazer.É criativo e original, tem raciocínio lógico e rápido, e é capaz dediscutir sobre os mais variados assuntos, até mesmo aqueles que conhecesuperficialmente.Tem tendência a ser autoritário, de certa maneira possessivo e um tantoegocêntrico. Por isso, deve sempre cultivar a largueza de visão e aconcentração, pois no afã de chegar logo aos objetivos, fica dispersivoe envereda por caminhos tortuosos, perdendo grandes oportunidades.Embora não o sendo, o número 1 é considerado 'frio', calculista epouco comunicativo. Raramente demonstra afeto e compaixão. Contudo, gosta de ser elogiado e admirado. Quando seus projetos ou desejos não se realizam ou sãofrustrados, o seu sistema metabólico sofre sobremaneira e os nervos e apressão arterial são sobrecarregados, podendo causar graves danos aoorganismo.Como líder, sente-se terrivelmente frustrado em posição subalterna porvezes, torna-se irascível, violento e inconseqüente, sendo muito difíciltrabalhar e conviver em sua companhia.O nascido no dia um necessitasaber para poder e querer. Estudar, projetar, manter a consistência noobjetivo deve ser sua principal característica, pois tem tendência a deixar tudopela metade ou a glória aos outros.

DIA 2... DIA DA DIPLOMACIA.É um ser diplomata por excelência. É aquele que harmoniza o grupo e afamília; o que possui o dom da reconciliação.É cooperativo, aparentemente tímido e vulnerável, de certa maneirapassivo, mas sempre atento aos detalhes de seu ambiente.Enquanto solteiro é comum envolver-se romanticamente e quase sempre taisromances são complicados. Precisa se casar, pois a vida de casado lhetrará muito mais tranqüilidade, e onde encontrará um parceiro compatível ecompreensível, sendo excelente marido ou esposa.No trabalho sente-se melhor desenvolvendo atividades ligadas a grupos ourecebendo ordens, pois com sua personalidade um tanto passiva, é amadopor todos e é sempre excelente profissional. Não suporta ficar paradoprocurando sempre algo para fazer. É compreensivo com os sentimentos alheios e incapaz de ferir quem quer que seja.Um dos seus grandes defeitos é a inclinação para subestimar seus dotes ecapacidades, tanto intelectuais como profissionais, sendo, muitas vezes,subordinado de pessoas com capacidades inferiores às suas.Poderá se dar bem em qualquer serviço público, diplomata, pesquisador,bibliotecário, contabilidade, serviços sociais, professor, principalmente namúsica ou de literatura.Caso não seja culturalmente desenvolvido, pode-se tornar cruel,inescrupuloso e até violento, no propósito de atingir seus objetivos.

DIA 3... DIA DA POPULARIDADE.O nativo deste dia é um ser de rara animação, criatividade, expressão epopularidade. Pode parecer irresponsável para alguns que não o conhecembem, mas na realidade é um ser altamente responsável, justo e prestativo comtudo e com todos. O 3 é intuitivo, original, honesto, dedicado à família e aosamigos (aos últimos, às vezes até demais).Gosta de profissões movimentadas, aquelas em que pode aparecer edemonstrar toda a sua versatilidade, sentindo-se totalmente à vontade quando em contato com o público, gostando de ser elogiado, bajulado e de preferênciasendo o centro das atenções.Pelo seu lado extrovertido e amistoso, não suporta ser criticado,apelando para o sentimentalismo daqueles que o criticam ou simplesmente lhe dão 'conselhos'. É do tipo que trabalha em inúmeras atividades ao mesmotempo e que quase sempre as deixa a meio caminho, ou seja, tem muitos começos e poucos fins.No decorrer de sua longa vida, terá inúmeras frustrações, e estas podemlevá-lo a ter certos problemas físicos, principalmente o sistema nervosoabalado e também a contrair certas doenças de pele, que não se sabecomo as supera com grande senso de humor. Na realidade, é um ser lutador,criativo e liberal, que usa de seus predicados, principalmente a oratória, comosustentáculo de sua vida.

DIA 4... DIA DA PERSISTÊNCIA.Os nascidos neste dia são muito disciplinados, constantes, regulares eordeiros. Perseverantes em seus propósitos, incansáveis trabalhadores,dificilmente deixam de atingir seus objetivos. Normalmente honesto,sincero e conservador, o 4 adapta-se a trabalhos rotineiros, metódicos e querequerem esforço concentrado.Em virtude dos predicados acima descritos, o nascido neste dia sente-semais à vontade lidando com situações rotineiras, já consagradas pelo uso,evitando o novo ou o incerto.É muito econômico, amigo dos amigos, companheiro leal e dedicado, degrande responsabilidade e respeitador do sexo oposto, gostando também deconstruir coisas e trabalhar com as mãos.Tem tendência à obstinação, ao apego e à sua maneira de ser. Quando ocontrariam ou fazem coisas que não gosta, pode-se tornar rude, ofensivoe dominador, pois se ofende com certa facilidade. Porém, como é uma almasuperior, não sabe guardar raiva, ressentimentos ou qualquer sentimentode revolta.Quando não consegue atingir seus objetivos ou os mesmos são adiados porcircunstâncias adversas à sua vontade, fica tremendamente frustradocausando-lhe dor de cabeça, melancolia, distúrbios cardíacos e problemasrenais.Em matéria de amor (relacionamentos) a mulher nascida neste dia é maisacessível e menos dramática do que o homem.

DIA 5... DIA DA VERSATILIDADE.O nascido neste dia é normalmente divertido, alegre, ousado, dotado depoderes psíquicos, imaginação fértil, versatilidade e também amante daliberdade.Em virtude de ter os ouvidos muito sensíveis (não gosta de receberordens), vive constantemente em busca de dinheiro, por vezes de maneirastotalmente inusitadas, sem qualquer medo de correr riscos.Gosta de estudar e de saber, para poder conseguir atingir seusobjetivos com mais facilidade. Viajar por diversão, estudo ou satisfação do ego,também fazem parte da sua personalidade.É obstinado em seus propósitos (impaciente e impulsivo) e não descansaenquanto não consegue atingir seus objetivos, mesmo que tenha de usar deartifícios pouco convencionais ou prejudicar alguém. Gosta de estar emcontato com o público, de preferência sendo o centro das atenções, e notrabalho sente-se melhor em ocupações que o coloquem em contato compessoas, mas que estas lhe permitam agir e exprimir-se livremente.As frustrações, principalmente no âmbito profissional, que atrapalhamseus planos, causam-lhe insônias, distúrbios psicológicos, falta de controleemocional que podem se transformar em violência.Quando quer ou é incentivado, consegue resultados fantásticos no terrenoprofissional, pois tem grande capacidade de discernimento, amplosconhecimentos e satisfação naquilo que faz. Porém, o seu lado obscuro, olado 'libertino', leva-o a ter muitos começos e poucos fins. Quasenunca é bem sucedido no amor (existe, é claro, as exceções), levando-o a trocarvárias vezes de parceiros ao longo da sua duradoura vida.

DIA 6 ... DIA DO AMOR.O nascido neste dia é normalmente sentimental, muito equilibrado,compreensivo, adora a família, a casa, os amigos, os filhos (se os tiver) eé também excelente amante.Tem personalidade magnética e atrai sempre as atenções: em festas,reuniões, cursos, etc.Profissionalmente sente-se realizado numa posição superior, onde podecontribuir para o desenvolvimento da empresa, das coisas e principalmentedas pessoas envolvidas. É perseverante e luta até o fim para atingirseus objetivos.Como é altamente sensível, quando contrariado, ou quando as coisas nãocorrem como quer, pode-se tornar ciumento, nervoso e demonstrarpossessividade, levando-o a ter atitudes enérgicas para defender seusprincípios ideológicos. No tocante às frustrações amorosas, estas lhecausam quase sempre complicações nervosas e problemas ósseos.Será excelente profissional no setor social (trabalhar com idosos,crianças, deficientes físicos ou mentais), em áreas esotéricas e religiosas, comoprofessor, decorador, cozinheiro, ou tratando de embelezar o planeta.

DIA 7... DIA DA INSPIRAÇÃO.Além da integridade inerente do número sete, ele também possui em largaescala a independência de pensamento, a iniciativa e a ponderação. Étambém um perfeccionista e um tanto arredio a coisas e a novas amizades.Se o querem ver feliz, falem de religião, de filosofia (pura e simples), deensino ou qualquer atividade ligada à espiritualidade.Companheiro (ou companheira) dedicado, quando se separa é por demaisdifícil se adaptar a uma nova relação.A Numerologia aconselha que se case tarde (após os 30 anos), depois denamorar muito e conhecer plenamente as características do companheiro.Durante a vida procura mais as coisas filosóficas e abstratas, que o atraem.Gosta sobremaneira que todos o venham consultar; tem tendência a sesufocar pelo trabalho e por isso pode ter ataques de nervosismo e algumadepressão.Normalmente sem vícios (álcool, cigarro e drogas); quando os tem lhe sãoaltamente prejudiciais ao fígado, pâncreas e estômago. Também deveevitar qualquer tipo de jogo (dificilmente ganhará em loterias e seus afins).

DIA 8 ... DIA DO ÊXITO MATERIAL.O nascido neste dia é normalmente organizado, muito dedicado aosnegócios, criativo e com enorme potencial para ganhar dinheiro. É justo, leal,prático, generoso (quando quer) e tem grande capacidade executiva egrande senso de justiça.Quando as coisas não saem como deseja, pode-se tornar direto (às vezesaté demais), agressivo, com acessos de mau humor e com grande tendência adominar a todos, indiscriminadamente, sejam eles parentes, amigos ouempregados.Em vista do seu grande potencial para ganhar dinheiro (ou outros bensmateriais), será mais bem sucedido como alto executivo, trabalhando porconta própria ou em alguma atividade em que o dinheiro esteja presentee em grande quantidade. Pertence ao mundo dos negócios e, por isso, devesempre desenvolver a sua capacidade criativa para levar avante os seusprojetos.Manifesta, normalmente, uma aparência austera, fria e calculista, narealidade, é tremendamente carente, sentimental, justo e sempre pronto aajudar quem necessita dele.Do outro lado, ou seja, do material, como 'adora' dinheiro, vivedesconfiado, descrente de quase tudo e até certo ponto pessimista, oque o leva a ter repentes de solidão, mau humor e até um tanto ranzinza.Apesar disso, dificilmente é derrotado, superando todos os obstáculos que porventura lhe apareçam pela frente.Qualquer vício lhe é prejudicial à saúde, principalmente o álcool, quepode lhe provocar graves distúrbios ao fígado e estômago.

DIA 9... DIA DO HUMANISMO.O nativo deste dia é normalmente universalista: sente compaixão portodos e quer melhorar o gênero humano. É amante da verdade, normalmentegeneroso, independente, liberal, audacioso, corajoso, combativo, e não tem medo da derrota eventual, pois sabe que conseguirá o que deseja.Dificilmente tem paz de espírito e tranqüilidade, pois tem facilidade ematrair discórdia e desentendimentos, afastando os amigos e as pessoasque o amam. É um ser muito contraditório, pois sendo humanista e bondoso nãodeveria ser arrogante e revoltoso, mas o é, e dessa maneira, destrói emminutos o que levou anos a construir.Em virtude da sua autoconfiança, normalmente protela tudo, e às vezesacaba ficando em dificuldades financeiras; mas no final acaba se saindo bem.Não gosta de receber ordens e será mais bem sucedido em assuntos relacionados com a religião, filantropia ou associações beneficentes, nas quais ainspiração, a bondade e a compreensão sejam necessárias. Normalmentenão se apega a nada nem a ninguém, sejam bens materiais, amigos, companheiros de jornada ou mesmo a pessoa amada, tendo ao longo da sua vida muitos desapontamentos amorosos e também algumas perdas de amizade.Adora viajar e conhecer novos lugares, novos países, novas pessoas.Qualquer vício lhe é tremendamente nocivo ao organismo, seja o hábito de beber, fumar ou qualquer outro, pois possui um organismo muito sensível e os vícios lhe prejudicam terrivelmente o sistema nervoso e o respiratório.

DIA 10... DIA DA AUTOCONFIANÇA.O nativo deste dia é audacioso, progressista, independente, prestativo, amigo, atraente fisicamente, cativante e sempre pronto a ajudar àqueles que lhe pedem auxílio. Pelo seu lado atraente e de certa forma arrogante, normalmente desperta inveja e antipatias. É também de certa forma possessivo com suas coisas, amigos, sócios e cônjuge.Para ter sucesso profissionalmente, deve desenvolver a espiritualidade, pois caso contrário pode ser envolvido por pessoas inescrupulosas que tudo farão para o arruinar, e caso não possua esta característica, dificilmente terá competência para solucionar seus problemas. Sendo líder por natureza, ou trabalha só, ou em cargos de chefia, de preferência no ramo da engenharia, metalurgia, comércio, vendas ou diretamente com o público, pois é muito convincente.Deve evitar todo e qualquer tipo de vício, principalmente o fumo, poisas suas vias respiratórias são frágeis e sofrerão terrivelmente com estevício.

DIA 11... DIA DA HARMONIA.Apesar de ter como lema a harmonia, a inspiração está sempre presenteem sua vida. É um diplomata por excelência; delicado nos termos, ações,possuindo tato e discernimento para qualquer problema ou ocasião.É um número - mestre, e os seus possuidores quase sempre são carinhosos,sentimentais e necessitam tremendamente de um lar para se sentiremseguros, protegidos, pois não gostam de viver sozinhos. Normalmente é exagerado em seus amores, pois é altamente emocional e por vezes se sente frustrado em tentar impor aos outros seus pontos de vista e padrões morais e não ser atendido.Parece uma contradição, e é, pois sendo o 11 compreensivo por natureza,não deveria se importar com o pensamento alheio, mas se importa.Como ama a liberdade, necessita estar sempre ocupado para se sentir útil efeliz. É eficiente profissionalmente e poucos o acompanham em qualqueratividade, apesar de ser mais sonhador do que realizador e, em virtudedisso, deve sempre procurar orientação técnica profissional para ser bemsucedido, ter sucesso e ser feliz. Deve, ainda, tomar muito cuidado para queo seu intelecto não sufoque sua intuição, pois sendo psíquico, não podevacilar ante os problemas.Pode parecer submisso, mas, na realidade, consegue tudo o que desejapela persuasão, paciência e persistência, características que lhe sãoinerentes.Tem tendência à arrogância e qualquer vício lhe é prejudicial ao organismo.

DIA 12... DIA DA AUTO-EXPRESSÃO.É comunicador nato, pela sua expressão, persuasão e argumentação,consegue convencer todos os oponentes.Tem gosto artístico, habilidade manual, é idealista, quase sempre estáde bom humor e dificilmente desiste dos seus ideais.A sua praticidade e agilidade em fazer as coisas, leva-o a assumir maiscompromissos do que pode cumprir e, dessa maneira, está sempreatarefado, cheio de trabalho, necessitando aprender a dosar suas energias, pois com certeza vai precisar delas em casos especiais.O nativo deste dia é íntegro em seus propósitos, justo, de caráter leal, franco, liberal, de natureza ativa, qualidades comerciais, diplomacia, aptidão para o comando e gosta de ajudar o próximo.. É muito respeitador da fé e das crenças, suas e alheias..Gosta de ser popular, tendo mesmo tendência para se tornar político outrabalhar em atividades de interesses sociais. É bondoso por natureza,e por vezes em vista dessa característica, tende a ser explorado pelas pessoasmais chegadas a ele.O nativo deste dia, quando quer captar simpatias ou simplesmente fazernovas amizades, é capaz de assumir papel de vítima, mantendo as suas 'presas'em constante ansiedade e insegurança, ora apaixonado, ora indiferente edistante.Tem natural impaciência e quase sempre se deixa dominar pelo nervosismo,estando sujeito a crises de depressão. Para evitar este lado negativo da sua personalidade, deve-se manter sempre interessado em algo construtivo, de preferência ligado a atividades intelectuais.Os eventuais fracassos, as decepções e frustrações (principalmente comos 'amigos'), são causas de distúrbios no sistema nervoso, desequilíbrio dometabolismo, hipertensão e também problemas renais.

DIA 13... DIA DA PERÍCIA.O nativo deste dia é meticuloso, autoritário, sistemático, prático, econômico, trabalhador incansável, sempre lutando em prol dos seus objetivos, não poupando esforços para atingi-los. Como o nome do dia sugere(dia da Perícia), é tremendamente hábil em reformas, em transformações emudanças, quando estas são de seu interesse.Ousado e dinâmico, prefere fazer acontecer a esperar. É hábil emtrabalhos manuais (consertos e reparos), mesmo que estes exijam conhecimentos técnicos, pois com simples observação consegue adquirir a capacidade técnica para os consertar. É alegre e talentoso, podendo se sair bem em profissões artísticas ou de entretenimento. É justo, bondoso e fica muito chateado quando pressente ou constata que alguém foi injustiçado e também serevolta com as competições desleais ou quando alguém é enganado.É muito amoroso, mas encontra certa dificuldade em expressar seussentimentos. É prestativo, dedicado, bom amigo, mas quase nunca expressaessas emoções, parecendo isto sim, indiferente, frio, materialista ecalculista, reprimindo seus sentimentos, sejam eles de dor, decepções oumesmo de alegria.Não sabe viver sem amor, carinho e afeto. Porém, como não expressa essessentimentos, poucos o compreendem e o conhecem realmente.A sua vida é pautada pelos negócios, pela dedicação à profissão (de preferência em indústrias de grande porte, construção civil ou administração pública), pois sendo íntegro, organizado, honesto e eficiente, rapidamente consegue um lugar de destaque nesses campos. Contrariedades e decepções, principalmente com parentes e amigos, podem lhe causar dores de cabeça, problemas na fala e no sistema respiratório; porém, consegue superar esses inconvenientes de modo admirável.

DIA 14... DIA DA COMPREENSÃO.O nativo deste dia tem como meta a compreensão das coisas, das pessoase dos fatos.A investigação, persuasão e seleção de valores são as armas que usa paraatingir esse objetivo.Quase sempre vive no presente, pouco se preocupando com o futuro, sendonormalmente líder em qualquer situação ou grupo.É negociante nato, não suportando ficar parado e sempre encontra algopara fazer, para ganhar dinheiro, pouco se importando com os riscos donegócio.Um dos seus pontos mais fortes é trabalhar com muita movimentação decapitais, seja como especulador financeiro, agente imobiliário ou negociador.Não deve se prender a bem algum por mais de 5 anos. Depois dessa data,deve vender esse bem e adquirir outro, em local superior, pois a união dosnúmeros 1 e 4 = 5, faz com que deseje estar sempre em movimento, e quandoisso não acontece, pode perder dinheiro ou ver os seus lucrosdiminuírem.Para ser feliz no casamento, o cônjuge deve gostar de vida agitada, devegostar de viajar, de conhecer novos lugares e jamais se prender a um únicolocal, pois caso contrário a união não terá final feliz. Por ser naturalmente bondoso e emotivo, normalmente é presa fácil dos inescrupulosos, principalmente quando querem seus favores.Por vezes (quando desenvolvido espiritualmente) é profético, comtendências construtivas e destrutivas. Quando o contrariam ou frustram seus ideais, pode ter problemas respiratórios, algumas alergias e até desenvolverdoenças imaginárias. Caso consiga controlar a impulsividade e adquira prudência, pode-se tornar muito bem sucedido financeiramente e também socialmente.

DIA 15... DIA DO MAGNETISMO PESSOAL.Normalmente esse magnetismo é levado às últimas conseqüências, pois tantohomens como mulheres lhe acham simpático, agradável, afetuoso e delicado.No comércio ou num escritório, normalmente é o alvo das atenções, mas, éclaro, do sexo oposto, sendo dessa maneira, invejado por todos.Não tem grandes problemas financeiros (raramente fica pobre), pois é esperto, inteligente, perseverante e sempre encontra uma maneira de ganhar dinheiro. Não tem veia de avarento, mas é de certa forma apegado ao dinheiro, preferindo gastá-lo com o companheiro (a), na casa ou em algo proveitoso para si.Tem grande calor humano, adora reuniões sociais, ama a vida e as pessoas enão se importa em gastar, principalmente quando está em companhia dapessoa amada. Deve-se casar (ou unir-se) com pessoa que tenha afinidade comseus propósitos e gostos; caso contrário, a união não dará certo e qualquerseparação o faz sofrer em demasia, levando-o inclusive ao isolamento.Tem a capacidade de atrair oportunidades e condições harmônicas.Entre outros, pode assumir cargos comunitários, direção de espaçosesotéricos, ou outros que exijam compreensão e mão firme para manter aordem e a disciplina em grupos, isto pela sua capacidade, responsabilidade ehabilidade natural de compreender, unir e harmonizar.Mesmo em idade avançada, parecerá sempre jovem. É honesto, digno deconfiança, amável e bondoso. Tem inclinações artísticas, podendo se destacarna oratória, nas artes plásticas, música ou representação.A repressão de suas ambições, ideais ou afetos, podem lhe causar problemasno fígado, pulmões e garganta. Deve evitar o uso do cigarro.

DIA 16... DIA DO TRIUNFO.Este é o número dos extremos: da riqueza ou da miséria. Dependendo davida que levar, pode transformar seu possuidor num ser poderoso, rico, umser de pleno sucesso e felicidade; no outro extremo, pode arruinar, levar aodesmando, transformar o ser em um elemento arrogante, prepotente, orgulhosoe dominador.Aconselha-se que os possuidores deste número vivam tão altruísticamentequanto possível, a que tenham pensamentos positivos, sentimentos elevados e,desta maneira, com absoluta certeza atingirão o sucesso e serão muito felizes.É, também, o número do equilíbrio entre o material e o espiritual. Se teimarem viver fraudulentamente, querendo levar vantagem em tudo e com todos,poderá ver seus planos frustrados, ser traído por amigos e ainda contrairdoenças inesperadas.É analítico, cético (só acredita no que vê ou é comprovado), gosta deconhecer a essência e o âmago das coisas e pessoas e também apresentaacentuado caráter perfeccionista. Pelo seu senso de perspicácia, gosta econsegue desvendar coisas misteriosas e também de acumularconhecimentos.É um ser de grande sensibilidade, intuição e inspiração, tendo mesmoqualidades psíquicas sem qualquer estudo do assunto. Um dos seus grandesdefeitos é gostar que as pessoas que o rodeiam vivam conforme seusmoldes e, quando isso não ocorre, torna-se mal humorado e até colérico. Por esse seu temperamento de presunção, geralmente vive isolado, porém, na realidade tem grande desejo de afeto e principalmente compreensão. Apesar de tudo isso, não suporta interferência em seus planos e projetos, mesmo quando estes não dão certo e o fazem rever ou adiá-los, fato corriqueiro na sua vida.Em vista da sua grande sensibilidade, que é atrativa em vários segmentos,deve tomar muito cuidado com falsos amigos, descontentamentos, com aansiedade e principalmente com alguns perigos físicos, como o excesso develocidade em automóveis. Deveria , portanto, fugir da agitação das grandescidades, dando preferência a viver no campo ou então perto da água (rios,lagos e oceano). Pela sua característica, deve trabalhar na iniciativa privada, em negócios de amplitude universal, de preferência que envolvam a educação ou a moral.As frustrações ao longo da vida (que não são poucas) podem lhe causardistúrbios digestivos, doenças de pele e até algumas imaginárias(hipocondrianismo).

DIA 17... DIA DA PERSPICÁCIA.O nativo deste dia é naturalmente um líder inteligente e arguto. Está quase sempre de bom humor e consegue ser simpático até com os opositores.Diferente do líder 1 , se quiser ser bem sucedido profissionalmente, devetrabalhar associado a outras pessoas, e mesmo que inicie uma atividadeprofissional em posição secundária, rapidamente e naturalmente alcança oposto mais alto.Nasceu para ser bem sucedido no plano material, através de muito trabalho,persistência e determinação. Por qualquer destes caminhos que se aventurar,será um vencedor: negócios imobiliários, comércio em geral, como executivotrabalhando com muitos subordinados ou comércio exterior, pois é eficienteprofissionalmente, econômico (não avarento) e grande articulador.É popular, está sempre bem humorado (mesmo que seja para disfarçaralguma decepção ou tristeza), e só depende dele ser ou não bem sucedidofinanceiramente. Normalmente é bem relacionado com o sexo oposto e estásempre cercado de admiradores.A repressão de seus afetos, renúncia de seus planos ou falsidades (principalmente dos 'amigos') podem lhe causar dores de cabeça, problemasbiliares, sanguíneos e até reumatismo.

DIA 18... DIA DO PODER MENTAL.Quem nasce neste dia (um dos mais poderosos), pode escolher: serelevado ao lugar mais alto ou se ver na lama. Em outras palavras, é tão poderosopara o positivismo, como o é para o negativismo.É o número dos líderes religiosos influentes, dos magos, médiuns etambém dos bruxos. Os que estão sob esta influência podem, se assim odesejarem, serem felizes ou infelizes, poderosos ou desgraçados.De natureza psíquica, o 18 é profundamente espiritual; tem contato comdimensões superiores, visões, de ampla e irrestrita intuição, é comunicativoe altamente sensível a problemas espirituais. É um vencedor nato! Éinteligente, tem mente ativa e desperta e consegue se sobressair em quasetodas as atividades.Os seus maiores inimigos são seus próprios defeitos: vaidade e ambição.No outro extremo, ou seja, caso não seja envolvido espiritualmente, temtendência a se entregar ao pessimismo, por medo do desconhecido, dofuturo e, quase sempre, nesse estado, acaba sendo presa fácil para asadversidades, terminando na ruína completa. Tem no seu lado positivo, a intuição e independência prestativa e desinteressada, intelectual, emotiva erequintada, gostando de discutir sobre os mais diversos assuntos. No negativo, acentua-se o humor variável, a crítica e a discussão sem qualquer fundamento.Estas variações leva-o a constantes modificações, desapontamentos, perdas etambém viagens de fuga. Porém, quando quer, consegue superar todos osobstáculos, pois é um grande lutador, encarando todos de frente, sem medo denada nem de ninguém. Tem caráter afetivo e é também dedicado aos outros.Como é muito prestativo, consegue fazer amizades com facilidade e terrelacionamentos duradouros, pois também é muito amoroso, apesar de serfacilmente vulnerável e explosivo. As frustrações levam-no a perturbaçõescardíacas, enxaquecas, melancolia e problemas no sistema nervoso. Deveevitar o cigarro, o álcool e as drogas.

DIA 19... DIA DO CARÁTER.O biótipo do dia natalício 19 mostra muita coragem, força de caráter, denatureza audaciosa, apaixonada e até impulsiva, chegando em certosmomentos a atos heróicos. Assim como o 5 , quer mudanças, é versátil e estásempre desejando o melhor para si e também para a família.É independente, artístico, original e dotado de espírito de iniciativa ecriatividade. 19 é o dia do sucesso, da prosperidade e também da felicidade. Esta vibração altamente positiva tem em si embutido também certa tendência à arrogância à teimosia e à vaidade.É também o número dos extremos 1 e 9 , desta configuração só poderiaresultar em um indivíduo que em certo dia está nas nuvens (rico), e em outroatolado na mais completa miséria. Possui grande poder de realização, mas seirrita com certa facilidade, tendo acessos de crises de violência quenormalmente afetam sua saúde. Apesar desta negatividade, jamais guardarancor de quem quer que seja e rapidamente esquece qualquer ofensa deque é vítima.Sendo o seu lema o caráter, na mais pura expressão, o seu possuidor é umreformador, e como tal, sempre pensa em uma maneira de transformar omundo, conquistando dessa maneira, simpatias e a admiração de todos.Quando quer alguma coisa, é capaz de gestos teatrais e até atitudesextremas e não aceita seguir o tradicional. Pelo seu instinto 'paternal', asdecepções (principalmente com amigos), frustrações (ideológicas) efracassos (profissionais), podem afetar o seu coração, a circulação sangüínea, avisão e também o sistema auditivo.

DIA 20... DIA DA SENSIBILIDADE.Como especificado, o nativo deste dia é muito sensível e para atingir seusobjetivos e expressar seus sentimentos, usa de rara imaginação, brandura demodos e grande espírito de irmandade.É uma pessoa voltada para o lar, possuindo um constante desejo de paz,amor e felicidade, porém, às vezes contenta-se com condições poucoharmoniosas que lhe tolhem e prejudicam os seus ideais, mas jamais desiste detentar até conseguir seus objetivos.É pacífico por natureza, não suportando discussões e faz qualquer coisa paraevitá-las. Apesar disso, tem muito orgulho de si mesmo, de suas habilidades,além de dar muita importância à própria aparência e à condição social.É um ser romântico, cheio de afeto, um tanto inconstante e mutável, atécerto modo vacilante, visando os fins sem se preocupar com os meios.Esta fase negativa da sua personalidade, caso não seja trabalhada comaltivez, pode levá-lo à ruína material e até espiritual. Está sempre querendoconhecer novos lugares e novas pessoas e também viver novas experiências.É tremendamente hábil e é capaz de fazer qualquer serviço mais rápido emelhor do que qualquer outro. Também tem grande habilidade para tratarcom o público, sendo dessa maneira, um bom político ou trabalhar emrepartições governamentais voltadas para o povo. As decepções, frustrações econtrariedades podem lhe causar graves prejuízos ao sistema nervoso.

DIA 21... DIA DO IDEALISMO.Apesar de ser idealista e liberal, o nativo deste dia necessita da companhia de outras pessoas, pois dessa irmandade depende o seu sucesso e também o seu bem estar.Nasceu para manifestar e expressar seus sentimentos e idéias. É ambicioso,mas dispersivo, e dificilmente consegue acabar o que começa, deixando que osoutros terminem suas tarefas e também que recebam as glórias.Tem talento para a arte e o dom do entretenimento. Não é dos melhoresamantes, pois apesar de ser amoroso e de se apaixonar com facilidade, émais amigo dos seus parceiros do que cônjuge, pois coloca a paz, acompreensão e a harmonia acima do amor, a ponto de sacrificar-se por elas.É por demais emotivo, sujeito a extremos, que o leva quase sempre a umestado de depressão. Em vista dessa sua fragilidade e inconstância, encontrará sérios obstáculos na juventude, mas por fim terá sucesso na idade mais madura, pois tem absoluta certeza de que tudo acabará bem.São suas qualidades positivas: amizade, idealismo e capacidade deentretenimento. Após os 40 anos, a determinação e a vontade em conseguirsucesso material se fortalecerá e as privações antes dessa idade servirãocomo exemplo e também como um orientador que o conduzirá ao sucessodesejado. 21 é considerado o número de 'sorte', pois de maneira inexplicável(para os outros números) consegue 'tudo' o que deseja. Cuidado com as doençaspsicossomáticas adquiridas das frustrações, decepções e contrariedades.

DIA 22... DIA DA PRATICIDADE.O nativo deste dia, como especificado, é tremendamente prático, adapta-se aqualquer tipo de trabalho e para atingir seus objetivos (caso os tenha), écapaz de feitos heróicos.Como tem visão futurista e perfeccionista ao extremo, inúmeras vezesdeixa de aproveitar as ocasiões que se lhe deparam no dia a dia. Sendo um sertotalmente independente, tanto em considerar as coisas como as pessoas,despreza os convencionalismos e as tradições, o que normalmente lhe éprejudicial profissionalmente.Ainda com referência ao futurismo do nativo, normalmente não tem grandesambições materiais e pouco se importa em ganhar ou acumular fortuna e,dessa maneira, está sujeito a muitos altos e baixos durante a vida. Para viveradequadamente, deve manter o equilíbrio entre as emoções e a praticidade.É de certa maneira nervoso tenso e necessita muito de repouso.Este seu lado negativo, em certos momentos, mostra um certo desequilíbrioemocional, tendendo à intolerância, impaciência, não se entendendo a sipróprio e, assim vivendo em constante conflito com os mais próximos.Sendo um duplo 2 , também na vida real as coisas tendem a acontecer-lhe emdobro, tanto para o bem, como para o mal, portanto, deve fazer um esforçoredobrado para viver construtivamente e em harmonia com toda ahumanidade.O 22 enxerga longe; em vista disso, deve sempre procurar profissões ouocupações de caráter mais geral e não aquelas de interesse pessoal.Nasceu para a humanidade e em vista disso, tem enorme responsabilidade com seus semelhantes e para que todos os seus dons (que são muitos) possam semanifestar deve trabalhar como alto executivo, político, escritor de temasuniversalistas, artista, conferencista ou a chanceler.Em vista do seu alto grau de sensibilidade, está sujeito a distúrbios psíquicos, nervosos e também alterações do sistema glandular, principalmente quando reprimem ou lhe frustram seus ideais. Os vícios, principalmente o cigarro e o álcool são verdadeiros venenos para o seu organismo.

DIA 23... DIA DA PERSUASÃO.Se quiser levar uma vida sem maiores problemas, tem de trabalhar ao máximo oseu lado compreensivo.O 23 tem grande habilidade para lidar com as pessoas, é paciente, temcapacidade investigativa e perseverança para conseguir clarear uma situaçãoobscura ou então descobrir um caminho novo, um caminho nunca antespercorrido. Apesar de ser paciente, nunca descansa até conseguir o que quer. 23 é o número do sucesso material, do dinheiro, e o seu portador precisaaprender a seguir caminhos profissionais, de preferência os de alto nível enão enveredar para os negócios, pois sendo intelectual, pertence ao mundosensível e não está apto a servir ninguém.Tem personalidade marcante, rara inteligência (aprende tudo com grandefacilidade), inclinação social (gosta de festas e reuniões) e se dá melhorcom o sexo oposto do que com o próprio. Em virtude da sua grande sensibilidade, quando lhe tolhem os objetivos ou reprimem seus ideais, pode sofrer sobremaneira do sistema nervoso.Pode ser um excelente diplomata, político, médico, psiquiatra, psicólogo,terapeuta holístico, escritor metafísico ou até viver no meio artístico,conseguindo com esta profissão fama e alta posição social.

DIA 24... DIA DA UNIÃO.União, harmonia, praticidade, diplomacia, amor e alegria, fazem parte desteexcelente número. O 24 , é honesto, pacífico, bondoso, grande amigo, amanteda verdade e tolerante com as falhas alheias.Esteja onde estiver e com quem, é quase sempre o centro das atenções, nãopela beleza física ou porte, mas sim pela inteligência, calor humano ecompreensão de tudo e com todos. É muito hábil em trabalhos manuais,sejam eles mecânicos, eletro-eletrônicos, de marcenaria, ou concertosrotineiros os mais variados.Tem, também, gostos gastronômicos, sendo excelente cozinheiro e nasfestas que participa é sempre solicitado para fazer os aperitivos ou ochurrasco.Em virtude da sua grande sensibilidade, tem tendência a proteger os fracos e oprimidos e a se deixar levar pelo sofrimento alheio.No amor, caso seja demasiadamente sonhador, ardente e romântico,dificilmente se ajustará à vida monótona do romance, pois se sentiráincompreendido e solitário.Como tem presença marcante e cativante, é sempre preferível ir pessoalmentea algum lugar, em vez de telefonar ou escrever. Pode ser grande médico oupsicólogo, pois é muito sensível e compreensível.O cuidado maior é quanto à tendência negativa para o ciúme, a preguiça, a censura e a preocupação exagerada.. Estes predicados negativos podem lhecausar crises psicológicas e levá-lo ao fracasso e a todo tipo de doençaspsicossomáticas. Para ser feliz e vencer na vida, necessita saber que éamado e querido, pois caso contrário as tendências negativas especificadasacima se acentuam.

DIA 25... DIA DO PROGRESSO.O nativo deste dia, além da ambição material inerente ao ser humano, viveconstantemente em busca do desejo da moralidade. É um pensador, um estudioso e, em vista disso, profundo conhecedor devários assuntos, podendo se destacar e ter sucesso nos mais variadossegmentos, como ciência, ocultismo, filosofia ou sobre a Natureza na suamais abrangente expressão.O 25 , é perfeccionista, exigente (consigo e com os outros), diplomata, versátil, com grande capacidade intuitiva, senso analítico e perspicaz. Por vezes precisa ficar a sós, em silêncio, para poder meditar e receber inspiração do Eu interior.Como tem dons proféticos e desenvolvida intuição, por vezes é instável esujeito a vacilações e flutuações na sua personalidade. Tem como seu grandedefeito, subestimar as suas qualidades, sendo ao longo da vida subjugado porpessoas muito inferiores a si.Como é honesto, bondoso e leal, julga que os outros principalmente os'amigos' também o são e, assim, vive sendo usado por essas pessoas, quetudo fazem para lhe tirar dinheiro e também para fazê-lo de empregado. Apesardessas decepções ou frustrações e fracassos ocasionais, enfrenta tudocom muita valentia, mas pode ter problemas estomacais, como úlceras, sofrerde algum mal cardíaco ou pulmonar, na qual é recomendada a total abstinência ao cigarro. Deve a todo custo evitar o álcool, pois seu organismo frágil nãosuporta tal vício, embriagando-se com certa facilidade e, dessa forma,metendo-se em confusões que jamais entraria se estivesse sóbrio. Será maisfeliz se morar próximo da água: rios, lagos e mar.

DIA 26... DIA DA JUSTIÇA.A justiça na sua mais pura expressão, a perseverança e a moderação sãoas principais características do nativo deste dia. Tem, também, grandecapacidade de discernimento, competência e organização, jamais desistindodos seus objetivos e ideais, mesmo em algumas ocasiões parecendo indeciso,não sabendo muito bem o que quer.. Tem personalidade marcante e certoar de superioridade, que com certeza lhe garantem certas inimizades e algumasperturbações. Quando é contrariado, torna-se agressivo e mal humorado.O nativo deste dia é normalmente um ser solitário, de certa forma incompreendido, parecendo frio e calculista; na realidade, é umaextraordinária alma humana, sempre pronto a ajudar os fracos, os amigose aqueles que necessitam de ajuda humanitária. Nasceu para mandar.É muito organizado, justo, de aspecto intelectual, com grande cultura e senso de responsabilidade. É também elegante no vestir e despreza o modernismo, preferindo o convencional. Frustrações e decepções podem lhe causar problemas biliares, dores de cabeça, reumatismo e problemas de circulação sanguínea.

DIA 27... DIA DA AUDÁCIA.Feliz daquele que nasce neste dia, pois a junção dos números 2 e 7 somados, representam o carisma do número 9. O nativo deste dia é normalmente conhecedor dos mistérios da vida e pode, se quiser, ir a extremos: para o bem ou para o mal, e normalmente com 18 anos já definiu o caminho que vai percorrer. Virtudes: dedicação àquilo que acredita, generosidade e genialidade.Fraquezas: falta de concentração e de persistência. Como lhe parece fácilrealizar qualquer coisa, inclina-se a protelar tudo. Normalmenteintelectual, de natureza psicológica, é admirado e respeitado por todos quedele se aproximam, conseguindo realizar sonhos de paz e harmonia entreas pessoas. Tem personalidade audaciosa, liberal, corajosa, combativa eindependente; é também grande amante da liberdade e não suporta darsatisfação dos seus atos, preferindo trabalhar só.Quase sempre bem sucedido no plano material, dificilmente tem maioresproblemas de dinheiro, pois sabe como consegui-lo. Tem elevado senso defraternidade e mente Universal. É afetuoso, emotivo, nervoso e de certamaneira um tanto extravagante, principalmente em se tratando de suaaparência. O amor, a afeição e dedicação ao semelhante representam muitoe é capaz de grandes sacrifícios pelos que ama.É por demais pacífico e jamais procura problemas, o que não quer dizer queseja covarde; muito pelo contrário, pois se pode tornar violento quandoatingido por injustiças e ingratidões. Caso não tenha uma existênciasuperior e altruísta, as frustrações, fracassos e decepções podem lhe causarperturbações cardíacas e algum tipo de problema cerebral.

DIA 28... DIA DO QUERER.É muito contraditório, pois nasceu com o dom do querer, mas vive se queixando.É naturalmente tímido, infeliz e até de natureza doentia. Livre dessa facedoentia poderá se impor a tudo e a todos, pelo seu admirável senso diplomático e espírito de justiça e compreensão. Será mais bem sucedido como chefe ou em atividades independentes, pois não gosta de ser mandado nem criticado.Como tem grande vitalidade e energia física, pode se dedicar a váriasatividades ao mesmo tempo sem se cansar. Como o 29, tem muitos começos epoucos fins, e por isso deixa de aproveitar as oportunidades de se tornarfamoso e rico. Tem tendência a aumentar seus aborrecimentos, embora nãoaparente e nem concorde com isso e, dessa maneira, se sujeita a muitosdesapontamentos. É líder natural, mas falta-lhe espírito competitivo e forçade vontade para lutar por seus ideais.Para superar todos os pontos negativos, deve desenvolver otimismo,autoconfiança e perseverança de propósitos. Estudar a natureza humana,procurando compreendê-la, deixar de ser egoísta e se elevar sempre,seja no plano material como intelectual, são a base de sustentação para queatinja o sucesso e a felicidade tão almejadas.

DIA 29... DIA DA ESPIRITUALIDADE.Quem nasce neste dia e souber orientar sua vida para o bem, conseguirá tudoo que desejar, pois o número 29 tem a característica de imprimir força aonativo. É , um extremista: 2 e 9 , levam-no ao estado de euforismo ou àmelancolia.Tem grande capacidade auditiva e senso variado de humor, podendo emquestão de segundos ir da alegria contagiante à mais negativa das formas: aviolência. É um ser altamente espiritualizado e as pessoas que com eleconvivem devem também comungar de seus ideais, pois caso contráriopodem-se tornar seus inimigos. Para conseguir se realizar usa de imaginação,brandura de modos (quando não o contrariam) além de elevado espírito deconciliação.Como é moral e intelectualmente elevado, usa a fé, o idealismo e o conhecimento inspirado para tingir seus objetivos, seus ideais.Sendo extremista, está sujeito a muitas mudanças comportamentais aolongo de sua duradoura vida e, por isso, deve procurar interesses definidos emanter o ânimo calmo e equilibrado, pois a sua normal agitação o tornadisperso, provocando muitos começos e poucos fins.Há uma grande tendência a se voltar para a religião ou esoterismo apósos 45 anos e deve cuidar para não cair no fanatismo e também não induzir osdemais, pois como é inspirado e cativante, tem facilidade de convencerquem quer que seja. Para ter sucesso na vida, necessita de harmonia em tudoe com todos, pois tem muita dificuldade em se situar no meio termo. 29 é onúmero do casamento e dos divórcios ou separações.Pode sofrer inúmeras decepções amorosas e, se encontrar a sua 'cara metade', normalmente casa-se cedo. Porém necessita controlar suas emoções e evitar atitudes apaixonadas, pois as uniões desfeitas causam-lhe imensos sofrimentos e dificuldades para se ajustar a uma nova relação.Apesar de ser um pacifista, diplomata e conciliador, pode se tornar agressivo fisicamente, quando os seus princípios são violados ou as coisas não correm como gostaria, causando-lhe grande perda de energia e levando-o a se tornar irascível e até insuportável.As frustrações, desenganos e derrotas eventuais podem lhe causarperturbações estomacais e demais órgãos do aparelho digestivo, ou mesmomoléstias de difícil diagnóstico e que se curam de maneira misteriosa.Tem tendência à obesidade e, por isso, deve controlar a alimentação e bebida.Fumar lhe é altamente prejudicial à saúde.

DIA 30... DIA DA REALIZAÇÃO.Manifestação, expressão, imaginação, liberdade, prazer em viver e comunhãocom todos, são os principais predicados do nativo deste dia.Detesta ser criticado, pois é altamente sensível e não suporta se ver 'despido' de seus princípios e ideal. O (0 zero) à direita do 3 mostra claramente que existe uma tendência à auto-anulação, à auto-desvalorização, subestimando-se em demasia.Precisa constantemente se conscientizar de seu grande valor e de suahabilidade em superar dificuldades e, principalmente, impor-se antes a sipróprio para depois conquistar o respeito e a admiração dos demais. É muito apegado à família e aos amigos; é bom e digno de confiança. Tempersonalidade marcante, de certa forma perfeccionista, independente enão suporta ser mandado ou trabalhar em cargos ou funções subalternos.Caso não seja moralmente desenvolvido, poderá tentar atingir seus objetivosde forma ilegal, fraudulentamente, usando de artifícios pouco convencionais(chegando mesmo a ser cruel), e como não consegue disfarçar seus sentimentos, quase sempre é pego e acaba se arruinando e arruinando osparentes, principalmente aqueles mais próximos, como filhos, irmãos ou ocônjuge. Fora desse lado negativo, normalmente é compreensivo e tolerantecom tudo e com todos (apesar de às vezes pensar que está sempre certo).Possui natureza jovial, altiva, dotes comerciais e grande capacidade paracomandar e para ocupações que exijam sociabilidade e diplomacia. Quandolhe tolhem seus ideais ou frustram seus objetivos, o seu sistema nervososofre sobremaneira.

DIA 31... DIA DA HABILIDADE.Como o número indica, os seus nativos possuem grande habilidade, capacidade,autoridade, ordem e segurança econômica, e dão mais valor às suasrealizações do que a si próprio.É excelente em trabalhos comunitários ou em conjunto, mas dificilmentese adapta a regras e regulamentos. Como confia em todos, por causa da suaboa fé, normalmente é mal interpretado e enfrenta mais obstáculos que osdemais, pois pensa que todos são como ele, honestos, retos e competentes, o que não é verdade e, assim, está sempre às voltas com problemas financeiros etambém profissionais.O nativo deste dia vive num mundo só seu e a maioria das pessoas tem certadificuldade em compreendê-lo e para viver bem em sua companhia, a pessoadeve ser leal e compreensiva. Faz amigos e inimigos com a mesma facilidade.São suas características marcantes: trabalhar duro, ser honesto, leal,determinado e econômico.Jamais esquece um favor ou uma ofensa. Adora um lar e crianças. Sempreque possível, deve-se casar cedo, pois a responsabilidade doméstica lhe ébenéfica, trazendo paz e estabilidade à sua vida atribulada. Gosta de viajare não suporta viver só.É teimoso e insistente em seus pontos de vista, ficando profundamentedesapontado consigo mesmo quando não consegue realizar seus objetivos,levando-o a ter dores de cabeça e problemas cardíacos.

Lendas Firminenses: Seminário em Conceição do Turvo

5 comentários


Dizem que Cônego Jacyntho Trombert tinha o sonho de criar um Seminário em Conceição do Turvo. Para alcançar esse propósito mandou uma carta ao Senhor Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, fazendo o pedido para instalar o Seminário na Casa Paroquial. Como a resposta demorava a chegar, o Cônego Jacyntho resolveu ir a Mariana falar pessoalmente com o Arcebispo. Naquela época a Casa Paroquial não tinha chaves, e ficava aberta para quem quisesse entrar, mas sempre havia muito respeito. Aproveitando-se da viagem do vigário, certo homem arrumou uma mulher e levou para um dos quartos da casa paroquial e fez a festa com ela. Como a comunicação era muito difícil naquela época, coincidiu que o Arcebispo também resolveu vir a Conceição do Turvo fazer uma Visita Pastoral e também conversar com o padre e ver as acomodações da Casa Paroquial. O Arcebispo ao chegar à Casa se deparou com o dito homem e a mulher. O homem virou pro bispo, e tentando se esquivar do erro, inventou a seguinte história: “Senhor Arcebispo aqui é sempre assim, essa Casa é um antro de perdição, sempre acontece isso aqui, pois o Padre libera tudo”. E acabou com a moral do Cônego Jacyntho. Diante da situação o Arcebispo acabou não aceitando a criação de um Seminário no arraial. Ao regressar ao arraial e ficar sabendo do acontecido Cônego Jacyntho ficou arrasado. Dois anos mais tarde o Padre veio a falecer, dizem que foi devido ao desgosto que passou por causa desse triste acontecimento.

Rodrigo Celi Veiga Dias
Historiador

Lendas Firminenses: Primeiro Juiz da Comarca

4 comentários


Nosso Fórum “Raul de Barros Fernandes” foi inaugurado em 1950. E foi preparado da melhor maneira, para receber o seu primeiro Juiz o Dr. Pedro Francisco de Paula Medeiros Cruz. Nessa época Senador Firmino vivia uma verdadeira Idade Média. Padre Henrique Silvino Alves a tudo controlava com mão-de-ferro. Mulheres tinham que usar vestidos abaixo dos joelhos, mangas compridas e fechado até o pescoço. O Cinema, as festas e bailes eram coisas proibidas pelo Padre Henrique. Pouco tempo depois de sua chegada, Dr. Pedro sentindo o vencimento apertado e atrasado, procurou um modo para aumentá-lo e escolheu justamente o dia 15 de agosto, auge das festas do Jubileu de Nossa Senhora da Conceição. Resolveu fazer um baile e para tanto contratou um sanfoneiro e abriu as portas do salão do Fórum. Colocou na entrada um porteiro e estipulou um ingresso correspondente a um real de hoje. Muitos lá compareceram. O problema é que somente homens apareceram lá. As mulheres, a não ser algumas sirigaitas, tiveram a coragem de ir ao baile, mesmo que a entrada delas fossem de graça. Ao toque da sanfona, o baile teve início. Uns poucos cavalheiros conseguiram conquistar as mulheres encostadas na parede. Os outros quase todos embriagados, ou semi, não tendo outro jeito, começaram a dançar homem com homem. Ouve-se um ruído de ligação de alto-falante do Santuário de Nossa Senhora da Conceição e atrás dele a voz do missionário que pregava o jubileu condenando as pessoas que dançavam no baile. Foi além, dizia que iria telefonar ao Governador para pô-lo a par de tamanha sem-vergonhice. Foi como se atirasse água no fogo. Em poucos minutos o salão ficou completamente vazio. O Juiz, morrendo de medo da denúncia, fechou o fórum e dirigiu-se ao Santuário. Meio sem jeito, pois não tinha o costume de freqüentar a Igreja, ajoelhou-se com um joelho só. Foi quando o missionário bravo passou por ele e, vendo-o naquela posição, foi logo o advertindo: “Estais caçando veados? Aqui não existem não, pode ajoelhar com o outro”. Mas o minguado ordenado estava no fundo do bolso. Nosso Juiz era solteiro, e deixava-se, platonicamente se apaixonar pelas moças bonitas da cidade. Certa vez, apaixonou-se por uma delas e dizia que seria esta sua futura esposa. O ciúme apareceu quando viu a mocinha conversando com o Oficial de Justiça na Praça Raimundo Carneiro. Não pensou duas vezes, e logo baixou uma portaria suspendendo as funções do Oficial “por desobediência e por trazer intranqüilidade ao serviço forense”. Por seis meses teve o funcionário que amargar a pena imposta.

Rodrigo Celi Veiga Dias
Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural

Lendas Firminenses: Padre Salvador Zorgno

5 comentários


Na década de 1920, o Padre Salvador (italiano) era vigário de Dores do Turvo e administrava também a Paróquia de Conceição do Turvo. Por causa de sua simplicidade, humildade e ingenuidade, em Conceição e adjacências circulavam várias versões sobre episódios pitorescos ocorridos com ele.
Naquele tempo só se viajava a cavalo. Numa dessas viagens um carrapato picou e alojou-se debaixo da pele do pênis do Padre Salvador. Dias depois, o membro ficou inchado e dolorido. Muito escrupuloso, o padre não procurou investigar a causa daquela dor. Alarmado, resolveu procurar um médico. Os amigos aconselharam-no a procurar o famoso Dr. João Vilaça, médico residente em Juiz de Fora. Com a humildade e a ingenuidade características de seu temperamento, o padre relatou para o médico o que estava sentindo. Após ouvi-lo atentamente, Dr. Vilaça levou-o para a sala de exames. Mal iniciou o exame, com o auxílio de uma pinça, o médico constatou tratar-se de um incômodo carrapato alojado sob a pele do membro, já bastante infeccionado. Dr. Vilaça esboçou um sorriso dizendo-lhe: “Padre Salvador, o caso apresenta alguma gravidade, talvez tenhamos de amputar o membro”. Com a maior calma deste mundo Padre Salvador respondeu: “non tene importanza dotore”, e fazendo um gesto com os dedos polegar e indicador, continuou: “basta senore deixar um toquinho assim pra eu urinar”.
Comentava-se também o jeitão simples usado pelo padre na celebração de casamentos de pessoas mais humildes e ignorantes, sem muita noção das responsabilidades do matrimônio. Intercalando a liturgia própria, perguntava aos nubentes: “Você gosta dela? Você gosta dele? Gana dinero pra sutentá a família?” Face às respostas afirmativas, dizia: “Entonce tão casados, vão com Deus e muito juízo”.

Rodrigo Celi Veiga Dias

Lendas Firminenses: Professor Cícero Torres Galindo

4 comentários


Sobre o segundo prefeito de Senador Firmino, Professor Cícero Galindo, contam-se fatos curiosos. O Brasil vivia a época da Ditadura Vargas, e ele podia estabelecer sua vontade como bem quisesse. Manter a cidade limpa era uma de suas principais lutas, tanto que nomeara um fiscal específico para cuidar dessa área. Tinha verdadeira birra com os carros de bois. Isso porque além da sujeira que os bois espalhavam, o “canto” do carro deixava-no irritado. Era só algum carro surgir “cantando” na rua, que o fiscal aparecia para aplicar a multa, e ainda colocava azeite de mamona nas rodas para acabar com o barulho.
As juntas dos bois eram tocadas pelo carreiro que usava uma aguilhada (uma vara comprida com um ferrão na ponta) para despertar o animal cansado ou preguiçoso, e a cada agulhada o bicho soltava um monte de esterco, sujando a rua limpinha. Levando-se em conta que normalmente cada carro era puxado por seis bois e que todos os proprietários rurais tinham o seu, dá para se ter uma idéia da sujeira que faziam.
Para resolver esse problema, o prefeito Cícero Galindo tentou fabricar um anteparo que conseguisse evitar que as fezes viessem a sujar a rua. Até que o carpinteiro chegou a fabricar um, mas o problema foi que não encontrou modo para afixar a geringonça na parte posterior de cada animal. A cada movimento mais ríspido ela vinha abaixo e, com ela todo o estrume acumulado. O prefeito acabou tendo que abandonar a idéia e passou a defender que o transporte de mercadoria fosse feito por tropa de burros e a montaria em charretes. Dizia que a tropa era mais poética: à frente a mula-madrinha, com cangalha vistosa, com cincerro no peito, que tocava, à medida que o animal andava, o som assemelhado ao de campainha. E com muitos benefícios sobre o carro de bois: o som não era tão barulhento e no burro era mais fácil fixar o “para-merda”, pois ela era num formato diferente, mais sólida, em tabletes simétricos, em vez da pasta molenga e sem direção certa dos bovinos.
Segundo o Sô Tote, que era fiscal, a invenção deu certo, abrandando a raiva do dinâmico prefeito. E para quem seguisse sua proposta deu vantagens: a tropa e charrete não precisavam pagar a taxa de circulação, enquanto os carros de bois eram obrigados a afixar uma placa da prefeitura e pagar a taxa anualmente.

Rodrigo Celi Veiga Dias
Presidente do Conselho do Patrimônio Cultural
Senador Firmino - MG