Só Templates

Créditos



Layout by



LENDAS FIRMINENSES: PADRE JACYNTHO TROMBERT (1)


Postando três fascinantes histórias do saudoso e visionário Cônego Jacyntho Theóphilo Trombert, que foi o mais importante pároco de Conceição do Turvo, tendo estado à frente da Paróquia por 46 anos:

Construção do Santuário
Logo que chegou a Conceição do Turvo, Padre Jacyntho Trombert percebeu a grande necessidade de colocar em ação a construção de um novo Templo. Lançou-se de corpo e alma à nobre tarefa. O incansável sacerdote percorria os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, pedindo auxílio para conseguir inaugurar o grandioso Templo. Muitas vezes foi humilhado quando fazia essas penosas viagens, como certa vez, quando foi tomado como padre falso e explorador, o que lhe valeu a prisão por algumas horas. Numa outra vez quando pedia uma ajuda a um comerciante, recebeu uma resposta desagradável e um escarro no rosto e esta foi sua resposta: "Este é para mim, e o que o Senhor irá dar para a Imaculada Conceição?", e recebeu uma valiosa importância em dinheiro.

Aparição de Nossa Senhora
Certa vez quando ainda percorria os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais a procura de donativos para a construção da Matriz, Padre Jacyntho Trombert foi ameaçado de assalto em uma Fazenda na região de Cataguases, a mando do próprio dono da Fazenda, e quando o ladrão entrou em seu quarto para assassiná-lo e roubá-lo, deparou-se com a intercessão de Nossa Senhora à cabeceira de sua cama. Na mesma hora o homem retirou-se sem executar o mandado e no outro dia foi perdoado pelo Padre.

Cordão da Nossa Senhora
Certa vez desapareceu um cordão de ouro de Nossa Senhora. O Cônego Jacyntho Trombert havia dito que a mão que o tirou deveria secar. Anos foram decorridos, quando houve a 1ª limpeza no Santuário. O cordão de Nossa Senhora foi encontrado junto de uma andorinha que jazia seca em seu ninho.

Rodrigo Celi Veiga Dias
Presidente do Conselho do Patrimônio Cultural de Senador Firmino

6 comentários:

Unknown disse...

Não fazia ideia dessa lenda , sou católico mas sou pouco ligado a vida de santos etc .. mas de qualquer forma legal :)

yghtghf disse...

ja to te seguindo.
muito obrigado por me seguir
http://rosadesaronaqui.blogspot.com/
me ajude clique nos anuncios

dinho-music disse...

Realmente a historia impressiona.

Gabriel Pires disse...

Que história, caramba.
Parabéns, ótimo post.
Abraços,
Depois dê uma olhada no meu blog:
www.cotidianoduplex.blogspot.com

indivídua disse...

mais um santo...

Preguiça alheia disse...

Parabéns pelo blog.. entra no meu e se gostar pode seguir!!

ps.: estou te seguindo!

Abraço,
PREGUIÇA ALHEIA
_________________________
http://www.preguicaalheia.com