Só Templates

Créditos



Layout by



Nosso Patrimônio – Bens Inventariados: Imagem de Nossa Senhora da Piedade


Categoria: Bens Móveis e Integrados

O Inventário da Imagem de Nossa Senhora da Piedade foi elaborado em 2009, pelo historiador Rodrigo Celi Veiga Dias, o jornalista Matheus Fernandes Teixeira e a arquiteta Rosimery Vidigal de Barros Carvalho.
Vejamos a seguir um breve histórico desse bem cultural de nosso município:

No fim do século XIX, o vigário Jacyntho Theóphilo Trombert, percebeu que o Cemitério Paroquial de São Miguel já era pequeno para o tamanho do arraial, e resolveu construir um novo cemitério próximo ao local onde ele já havia iniciado a construção da Igreja do Rosário.
Na década de 1960, o Padre Henrique Silvino Alves ampliou esse cemitério, e construiu uma capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade. Para tanto encomendou uma imagem do Rio de Janeiro, para ser colocada no altar-mor da dita capela.
Em 17 de setembro de 1961 foi feita a Sagração do altar de Nossa Senhora da Piedade, na Capela do Cemitério Paroquial, estiveram presentes: Cônego Nélson Simões Quinteiro, Padre José Nascimento e mais seis outros sacerdotes.
Na década de 1980, o Cemitério Paroquial passou para a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Senador Firmino, juntamente com a Capela de Nossa Senhora da Piedade.
A imagem em madeira policromada foi esculpida pelo artista carioca Aurélio Moreira da Silva, e representa a Virgem Maria recebendo seu filho morto nos braços.
Na década de 1980, a imagem passou por uma repintura realizada por Sílvia Cabral.
O Programa de Aplicação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC), para o ano de 2011, prevê a Restauração da dita Imagem, com reposição das perdas do suporte, remoção de repinturas e recuperação da Policromia original.


Rodrigo Celi Veiga Dias
Chefe do Setor de Patrimônio Histórico e Cultural

5 comentários:

Italo Stauffenberg disse...

interessante a história! há muitas coisas ocultas da igreja católica que nos precisamos saber e, pela história, pela força e incentivo dos historiadores isso fica bem mais fácil! admiro a profissão mas, quando estava fazendo história da universidade do meu estado vi que meu amor pela história era limitado! sai, óbvio!

abraços!

http://manuscritoperdido.blogspot.com/

Sr. Sem Papo disse...

Obrigado + informação e cultura e sempre bom ...

Acesse:
www.sempapo.com.br

Rengaw disse...

Acho muito bonito a fé católica, as imagens. A igreja católica é muito bonita em suas crenças e as imagens são sempre lindas.

http://pensadoenaodito.blogspot.com/

Unknown disse...

Que showwwwwww!!!!
Eu adoro. Acho lindo, santos. Apesar de não ser católico, tenho fé em Sta. Bárbara...

Agora... Uma imagem esculpida em madeira... Putz, sem palavras. Adoro. É arte além da fé.

E parabéns pelo inventário... Ainda mais de um cara historiador!!!!

Eu posso colocar seu blog como "parceiros"... Dá uma olhada e vê se te interessa. Eu me amarrei no seu blog.

http://indoverso.blogspot.com/2011/04/voz-e-teclado.html

Abraços meu caro!

Rubi disse...

É sempre bom vir a seu blog e aprender um pouco mais, muitas coisas do texto, eu ainda não sabia.