Só Templates

Créditos



Layout by



Nosso Patrimônio – Bens Inventariados - Mural de Azulejos: São João de Deus

6 comentários


Categoria: Bens Móveis e Integrados

O Inventário do Mural de Azulejos foi elaborado em 2006, pela historiadora Marilda Aparecida Ionta, a arquiteta Rosimery Vidigal de Barros Carvalho e a engenheira ambiental Andrea de Fátima Moreira. Em 2010 o Inventário foi atualizado pelo historiador Rodrigo Celi Veiga Dias, a arquiteta Rosimery Vidigal de Barros Carvalho, o vereador Anderson Carlos de Oliveira e o jornalista Matheus Fernandes Teixeira
Vejamos a seguir um breve histórico desse bem cultural de nosso município:

Em 1966 o Padre Henrique Silvino Alves encomendou, por intermédio de um amigo, azulejos portugueses para fazer um mural na fachada frontal do Hospital São João de Deus, que estava em construção. Assim, o fuzileiro naval Pedro Paulo Goular, firminense, residente no Rio de Janeiro, foi incumbido de trazer a encomenda de Lisboa para o Brasil.
Os azulejos foram confeccionados pela fábrica portuguesa Sant’Anna e o desenho que ilustra o mural foi feito por Amaral. A Fábrica Sant’Anna teve um importante papel na reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755. Foi fundada em 1741 e ainda se mantém ativa produzindo azulejo e faianças através de processos inteiramente manuais.
Vale ressaltar, que na primeira metade do século XX, renasce no Brasil o interesse pela azulejaria portuguesa.
Em 1967, o mural representando São João de Deus curando enfermos foi instalado.

Rodrigo Celi Veiga Dias
Historiador