Só Templates

Créditos



Layout by



Lendas Firminenses - Capitão Antônio Fernandes Guimarães


Antônio Fernandes Guimarães era Capitão de Milícia, título comprado na época, que trazia status ao portador e também era grande fazendeiro em Conceição do Turvo. Tratava-se de uma pessoa polêmica, muito severa e arrogante, estilo da maioria dos grandes fazendeiros, famosos Coronéis de sua época.
Segundo contam era muito severo para com os seus escravos, cujas maldades deram origem a várias lendas em torno de sua pessoa. A primeira e mais recorrente lenda conta que por ocasião de sua morte o seu corpo desapareceu possivelmente levado pelos seus escravos para a pratica de Magia Negra, e por este motivo dentro do seu caixão foram colocadas correntes; para fazer peso e substituir o corpo.
Fala-se também, quando de seu velório dois cães negros e de olhos vermelhos surgiram e se dividiram um de cada lado do corpo, por onde ficaram até que as lamparinas se apagassem subitamente. Quando recuperaram a iluminação, o corpo havia desaparecido.



A fama de homem duro do capitão foi tão grande, que há quem diga que o anjo, feito de mármore, existente em cima de seu túmulo, não tem a face voltada para o lado por não querer nem saber quem estava ali enterrado. E que durante a noite o anjo vira o rosto para o outro lado. Também à noite dizem que é possível se escutar o barulho das correntes dentro do túmulo. Mas, na realidade, segundo os entendidos a imagem de anjo ali existente, realmente com a cabeça virada, está é olhando rumo ao Santuário, pedindo bênçãos.

Rodrigo Celi Veiga Dias
Historiador

7 comentários:

Heloane Medeiros disse...

Gostei.

dinho-music disse...

Adooro historias antigas desses tempos de capitães e coroneis. Realmente ele tinha uma cara de mau. rsrs

Adoorei

Josimar Junior disse...

muito massa histórias antigas sempre despertam nossa atenção!

Habib Sarquis disse...

Opa, interessante. =)

http://boomnaweb.blogspot.com/

Rubi disse...

Sempre com histórias incríveis!
Teu blog é ótimo.

o outro lado disse...

sempre q passo por aki falo q o blog ta show mas nao eh comentar por comentar é q realmente os posts sao bem escritos e é dificil achar blogs com o seu conteuso! parabens

diogo disse...

não o conhecia
obrigado pela informação