Só Templates

Créditos



Layout by



ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SENADOR FIRMINO


A água que servia a população do antigo arraial de Conceição do Turvo corria por sulcos feitos no chão, mantidos a descoberto, sem oferecer, portanto, as condições mínimas de higiene.
Do ponto mais alto do Córrego dos Lanas, descia a água em direção ao centro do arraial, onde a mesma era distribuída à população e às residências. As casas que eram mais distantes do centro captavam a água em poços artesanais construídos pelos próprios proprietários, onde por meio de bomba a água era levada até as residências.
Uma bica desembocava no centro do arraial, onde em 1940, o Prefeito Municipal Professor Cícero Torres Galindo construiu uma balaustrada e uma cascata por onde a água descia, e muitas pessoas buscavam ai baldes de água para o consumo residencial.
Na década de 1960, o Prefeito Municipal Noé de Oliveira Fernandes, ao reformar a Praça Raimundo Carneiro, construiu um chafariz que utilizava essa mesma água que descia pela cascata.
Outra mina que abastecia a cidade era a localizada na propriedade do Sr. José Nicolau Calderano (Ziquinha Calderano), a água também era levada por meio de sulcos abertos no chão e abastecia as residências do Largo Santo Antônio.
Essa situação do abastecimento de água na cidade continuou até 1967, quando o Prefeito Municipal Nilton Ferreira Pinto deu início à construção e ampliação do Serviço de Água e Esgoto da sede do município.
Em 1972, na gestão do Prefeito Municipal Silvério Gomes Durso deu-se início ao abastecimento de água potável em Senador Firmino.
Em 1974, o Prefeito Municipal Elias Flores Mussi iniciou os melhoramentos do Serviço de Água da cidade. E em 17 de julho de 1975, foi assinado pelo mesmo prefeito um convênio com a Fundação de Serviços de Saúde Pública (FSESP), para a construção do Serviço de Abastecimento Público de Água em Senador Firmino.
Em 12 de abril de 1978, o Prefeito Municipal Professor Cléber José Pereira deu início ao processo de criação da Autarquia Municipal do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Senador Firmino.
Em 02 de maio de 1980, na gestão do Prefeito Municipal Sebastião Firmo (Batié) foi criada a Autarquia Municipal do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Senador Firmino. E em 13 de maio do mesmo ano, era inaugurada, pelo dito Prefeito Municipal, a Estação de Tratamento de Água do SAAE no município.


Rodrigo Celi Veiga Dias
Historiador

5 comentários:

Nova Alexandria disse...

Olá
bem interessante seu blog
ta de parabens!!
hehe
bjos
passa no meu
http://www.novalexandrianet.blogspot.com/

Sr. Sem Papo disse...

nossa incrivel, vc deveria ganhar dinheiro com isso faça um livro :D

acesse: www.sempapo.com.br

Rubi disse...

Um texto ótimo!
Extremamente informativo e interessante, o que hoje em dia é extremamente difícil de encontrar.

Me encantei com o layout do teu blog HAHA Adoro carros *--*

NICE disse...

olá, passando pra uma visitinha e namorar um pouco sei site, posts maravilhosos. muito legal mesmo. otima noite. boa semana tbm. bjs

Fernanda Ribeiro disse...

Finalmente né? rs
vc escreve bem!

visite o meu
www.umaformadepensamento.blogspot.com
valeu^^