Categoria: Bens Móveis e Integrados
O Inventário da Imagem de Nossa Senhora da Piedade foi elaborado em 2009, pelo historiador Rodrigo Celi Veiga Dias, o jornalista Matheus Fernandes Teixeira e a arquiteta Rosimery Vidigal de Barros Carvalho.
Vejamos a seguir um breve histórico desse bem cultural de nosso município:
No fim do século XIX, o vigário Jacyntho Theóphilo Trombert, percebeu que o Cemitério Paroquial de São Miguel já era pequeno para o tamanho do arraial, e resolveu construir um novo cemitério próximo ao local onde ele já havia iniciado a construção da Igreja do Rosário.
Na década de 1960, o Padre Henrique Silvino Alves ampliou esse cemitério, e construiu uma capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade. Para tanto encomendou uma imagem do Rio de Janeiro, para ser colocada no altar-mor da dita capela.
Em 17 de setembro de 1961 foi feita a Sagração do altar de Nossa Senhora da Piedade, na Capela do Cemitério Paroquial, estiveram presentes: Cônego Nélson Simões Quinteiro, Padre José Nascimento e mais seis outros sacerdotes.
Na década de 1980, o Cemitério Paroquial passou para a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Senador Firmino, juntamente com a Capela de Nossa Senhora da Piedade.
A imagem em madeira policromada foi esculpida pelo artista carioca Aurélio Moreira da Silva, e representa a Virgem Maria recebendo seu filho morto nos braços.
Na década de 1980, a imagem passou por uma repintura realizada por Sílvia Cabral.
O Programa de Aplicação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC), para o ano de 2011, prevê a Restauração da dita Imagem, com reposição das perdas do suporte, remoção de repinturas e recuperação da Policromia original.
Rodrigo Celi Veiga Dias
Chefe do Setor de Patrimônio Histórico e Cultural
Nosso Patrimônio – Bens Inventariados: Imagem de Nossa Senhora da Piedade
Marcadores: bens culturais, MEUS TEXTOS, minas gerais, nossa senhora da piedade, nosso patrimônio cultural, senador firminoPostado por Rodrigo Celi às 09:03
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
interessante a história! há muitas coisas ocultas da igreja católica que nos precisamos saber e, pela história, pela força e incentivo dos historiadores isso fica bem mais fácil! admiro a profissão mas, quando estava fazendo história da universidade do meu estado vi que meu amor pela história era limitado! sai, óbvio!
abraços!
http://manuscritoperdido.blogspot.com/
Obrigado + informação e cultura e sempre bom ...
Acesse:
www.sempapo.com.br
Acho muito bonito a fé católica, as imagens. A igreja católica é muito bonita em suas crenças e as imagens são sempre lindas.
http://pensadoenaodito.blogspot.com/
Que showwwwwww!!!!
Eu adoro. Acho lindo, santos. Apesar de não ser católico, tenho fé em Sta. Bárbara...
Agora... Uma imagem esculpida em madeira... Putz, sem palavras. Adoro. É arte além da fé.
E parabéns pelo inventário... Ainda mais de um cara historiador!!!!
Eu posso colocar seu blog como "parceiros"... Dá uma olhada e vê se te interessa. Eu me amarrei no seu blog.
http://indoverso.blogspot.com/2011/04/voz-e-teclado.html
Abraços meu caro!
É sempre bom vir a seu blog e aprender um pouco mais, muitas coisas do texto, eu ainda não sabia.
Postar um comentário